Métodos de obtenção de energia solar

Os principais benefícios da energia solar

Os sistemas de geração de energia solar utilizam energia limpa e renovável do sol, transformada em energia elétrica. Painéis solares ajudam a evitar e combater as emissões de gases do efeito estufa e, a longo prazo, reduzir drasticamente a nossa dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo.

 

Em  comparação:

Um sistema fotovoltaico de 6kWp seria equivalente a 10 campos de futebol em árvores, ou a água de 6 piscinas olímpicas, ou 79 toneladas de carvão queimado, ou 500.000 km rodados de gasolina.

 

Os métodos de obtenção da energia fotovoltaica podem ser classificados em: 
  • Diretos ou indiretos 

  • Passivos ou ativos.

 

A classificação da energia solar

Primária ou secundária 

A energia solar é energia primária, porque não precisa ser transformada ou convertida, para funcionar. As fontes de energia primária consistem em toda forma de energia vinda da natureza, como a luz do sol.

E elas não necessitam de outra alternativa para a sua geração energética. Por isso, seu custo-benefício já sai na frente de muitas outras fontes, em virtude da economia e simplicidade no processo de produção de energia.

 

A produção de energia solar quando não tem sol

Os painéis solares também funcionam em dias nublados e chuvosos, já que mesmo nessas condições, há incidência de raios violetas. A produção varia em dias cinzentos, mas não deixa de existir. 

À noite, não há captação, mas o armazenamento de energia é feito por meio de baterias.

Em conclusão, a energia solar é captada dos raios ultravioleta e não do calor do sol, mas, quando há incidência solar o rendimento é bem maior. 

 

A expertise de um profissional

É necessário que um profissional avalie a média de insolação da região onde será feita a instalação e calcule a capacidade energética. Com isso, será possível evitar um baixo desempenho em dias nublados ou chuvosos, já que o cálculo será feito com base na posição do sol, no índice solar durante o ano e na duração do dia.

 

Sistemas Diretos e Indiretos

Direto

Os métodos diretos são aqueles que precisam de apenas uma etapa para obter a energia do sol e transformá-la em elétrica. 

Exemplo: Energia Solar Fotovoltaica, a energia solar é obtida quando atinge uma célula fotovoltaica, criando eletricidade.

 

Indireto

Os métodos indiretos são os que precisam de duas ou mais etapas para converter a energia solar em energia utilizável. 

Exemplo: Energia heliotérmica, a energia solar atinge os espelhos refletores, que concentram o calor em um tubo a vácuo, por onde passa água e esta é transformada em vapor, alimentando uma turbina que gera energia elétrica.

 

Sistema Passivos e Ativos de Energia Solar

Passivo

Os sistemas passivos de energia solar são normalmente diretos. 

Exemplo: uma estufa que transfere o calor do sol para o ar, mantendo o ambiente quente. 

 

Ativo

Os sistemas ativos de energia solar funcionam com o auxílio de dispositivos mecânicos para melhorar o desempenho da coleta da energia solar. 

Exemplo: sistema de aquecimento solar que utiliza uma bomba para forçar a circulação de água. 

 

A energia solar é uma das alternativas mais econômicas e sustentáveis, contando com instalação simples e manutenção mínima. E com anos e anos de vida útil.

 

A Pico Solar conta com tecnologia de ponta, profissionais altamente qualificados, instalação rápida e projetos individualizados.