Conhecendo o conceito Net Metering

O que sobra da sua energia fotovoltaica transformada em créditos.

 


O Brasil vem criando oportunidades para aumentar a popularidade e conhecimento da energia fotovoltaica no âmbito da energia nacional. Atualmente, já somos mais familiarizados com os conceitos de energias alternativas, e muitas residências já fazem uso dessas tecnologias. 

Nesse segmento, surge o net metering: traduzido como Sistema de Compensação de Energia, ele incentiva o uso de fontes de energias renováveis seguindo um sistema que permite que a energia excedente da que foi absorvida, e não utilizada, seja transformada em créditos que servem de descontos no consumo da energia elétrica em uma residência, por exemplo. 

 

 Como funciona? 

 

Essa energia que sobra é injetada na rede distribuidora, que armazena esse excedente tal qual uma bateria. O momento em que a energia injetada for maior que a energia consumida, é quando o consumidor recebe o crédito em energia, que pode ser usado para diminuir o consumo em termos de tarifa e, se ainda sobrarem créditos, podem ser usados para abastecer outra propriedade.

 

Por que contar com o Net Metering?

 

Ao proporcionar mais autonomia ao consumidor, a compensação de energia torna o usuário menos dependente das distribuidoras de energia convencionais.
Além de causar menos impacto ao meio ambiente, por fazer uso de uma energia renovável e ilimitada, o fator mais estimulante é enxergar o net metering como um investimento. 

Sabendo que existe a possibilidade de uso dos créditos extras em outras residências, a economia financeira é real e contábil. A TUST e a TUSD, tarifas pagas na compra da energia elétrica diretamente dos agentes de comercialização ou de geração no mercado livre de energia elétrica, podem ser reduzidas em até metade de seus valores quando usadas por instalações que geram sua própria energia. O net metering é vantajoso para residências, indústrias e comércio.

É bom destacar que os créditos são em quilowatts-hora, e não em dinheiro. A forma de fazer economia é em termos de energia; quando o consumidor da compensação de energia possui imóveis na mesma titularidade, pode transferir esses créditos para a sua rede, desde que façam parte da mesma distribuidora de energia pública.

 

Aos poucos as alternativas em energia se mostram mais presentes no Brasil, apresentando benefícios e resultados positivos.

Aqui na Pico Solar, nossos profissionais estão prontos e qualificados para te ajudar no processo de investir em economia e independência energética.